Os Benefício Científicos da Música

Você sabia que ouvir música é bom para sua saúde? Nós conhecemos o poder de cura da música.

A música pode acalmar os quebrantados de coração, motivar os corredores e dar início às festas de dança mais épicas, mas também traz alguns benefícios científicos para nossa saúde e bem-estar geral.

Ouvir música foi mostrado para melhorar o funcionamento da memória, aumentar a taxa de cura, melhorar seus treinos e muito mais.

Como Aprender a Tocar Violão Sozinho

  1. Tocar um instrumento alivia o estresse

Música mantém você calmo. Ele tem um efeito único em nossas emoções e foi comprovado que diminui a freqüência cardíaca e a pressão sangüínea. A psicóloga Jane Collingwood acredita que a música clássica lenta é muitas vezes a mais benéfica. “Ouvir música pode ter um efeito tremendamente relaxante em nossas mentes e corpos, especialmente na música clássica lenta e silenciosa. Esse tipo de música pode ter um efeito benéfico em nossas funções fisiológicas, diminuindo o pulso e a freqüência cardíaca, diminuindo a pressão arterial e diminuindo os níveis de hormônios do estresse ”.

  1. Constrói sua confiança

Tocar um instrumento ajuda você a se sentir confortável com a autoexpressão. À medida que as crianças começam a dominar seus instrumentos, elas provavelmente acabam tocando para algumas audiências, começando com o professor de música ou os pais, e ramificando-se para grupos de outros alunos e audiências de concerto. Tocar em público pode ajudar as crianças a se sentirem confiantes em apresentar seu trabalho em um contexto não acadêmico.

  1. Praticar um instrumento musical melhora a paciência

OK, Franz Liszt escreveu uma música insanamente difícil. Mas é uma lição importante saber que, quanto mais esforço você dedicar a algo, melhor será o resultado. Dawsons Music aconselha a “dar um ano” antes de ver grandes melhorias na capacidade e confiança. “[Então,] você vai olhar para trás e ficar feliz com aqueles primeiros meses difíceis. De fato, aqueles primeiros meses serão para sempre um distintivo de honra, dizendo que você aguentou e ganhou suas tiras. Não há atalhos para aprender um instrumento. ”

  1. Isso ajuda a melhorar sua memória

Pesquisadores descobriram que aprender a tocar um instrumento musical pode melhorar a memória verbal, raciocínio espacial e habilidades de alfabetização. Tocar um instrumento faz com que você use os dois lados do cérebro, o que fortalece o poder da memória.

  1. Aumenta as habilidades de disciplina e gerenciamento de tempo

A menos que você seja uma criança prodígio de outro mundo, aprender a tocar um instrumento não é uma habilidade que você pode dominar da noite para o dia. Aprender música exige tempo e esforço e ajuda as crianças a entenderem que, se quiserem ser boas em alguma coisa, precisarão colocar as horas e organizar o tempo de forma eficaz.

  1. Reproduzir música torna você mais criativo

Praticar e aperfeiçoar uma peça musical faz maravilhas para o lado criativo do seu cérebro. Não importa quanto um compositor anote sua composição, eles não podem expressar totalmente como uma peça musical deve ser tocada. Portanto, cabe ao jogador colocar seu próprio selo em uma peça, para injetar parte de sua personalidade na música. Há uma razão pela qual artistas clássicos ganham prêmios por suas performances – aqui está Julian Lloyd Webber com sua performance super-emocional do Concerto para Violoncelo de Elgar.

7- Melhora a qualidade do sono

A insônia e outros problemas de privação de sono podem arruinar nossas vidas. E se a música pudesse ajudar?

De acordo com um estudos conduzido por Harmat, Takács e Bódizs, 94 estudantes (de 19 a 28 anos) com queixas de sono foram levados ao laboratório. Os participantes foram divididos em 3 grupos. O primeiro grupo ouviu música clássica na hora de dormir por 45 minutos durante 3 semanas.

 

O segundo grupo ouviu um audiobook na hora de dormir por 45 minutos durante 3 semanas. O grupo controle não recebeu nenhuma intervenção.

A qualidade do sono e os sintomas depressivos foram medidos usando o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburg e o Inventário de Depressão de Beck, respectivamente. Os resultados?

Os participantes que ouviram música mostraram melhorias estatisticamente significativas na qualidade do sono e uma diminuição nos sintomas depressivos. Não foram encontrados resultados estatisticamente significantes para o audiolivro ou grupo controle.

Saiba mais clicando em Como Aprender a Tocar Cavaquinho

 

One comment on “Os Benefício Científicos da Música

Deixe uma resposta